Música: Alma Gêmea
SHOWS
(31) 9.9992.7005 (VIVO) / WHATSAPP: 9.7507-9813 (TIM)

TRIO ZEFERINO

HISTÓRIA DO TRIO

Em junho de 1995, surge em Belo Horizonte a Banda Zeferino, com 04 integrantes com formação universitária, dando início ao chamado “forró universitário e/ou forró pé de serra”. Referida banda foi a pioneira no gênero”forró pé de serra”, na capital mineira, conquistando a simpatia do público em geral, principalmente o público universitário, realizando shows nas principais casas noturnas de Belo Horizonte, interior e até mesmo fora do Estado. Teve importantes participações junto aos artistas de renove nacional, tais como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Elba Ramalho, Maciel Melo, Jorge de Altinho além de ter feito abertura de show para a dupla sertaneja Zezé de Camargo e Luciano, dentre outros.

Os músicos, Fred Vieira, Frederico(Jamaica), Claudinho e Du, este último, hoje é proprietário de uma casa show, resolveram trilhar outro caminho musical, ficando então, Josias como herdeiro e criador do atual Trio Zeferino, com a responsabilidade de contratar novos músicos, tarefa que não foi difícil, em razão do trio já ter seu nome no meio musical/artístico; logo surgiram os músicos Rodrigo, como zabumbeiro, hoje integra o Trio Classe A logo em seguinda Cícero Paraíba, atualmente trianguista do Trio Bodocó, formando então o Trio Zeferino.



Considerando que o sanfoneiro, Josias, é natural de Serra Talhada, sertão de Pernambuco, e tem uma bagagem invejável no que diz respeito ao autêntico forró pé de serra e nunca fugiu de suas raízes nordestinas, esbanja em seu repertório músicas dos grandes mestres do forró. O trio passou a ser requisitado com muita frequência, dado a sua autenticidade de repertório, lembrando ainda, que foi o primeiro trio de forró de Belo Horizonte a fazer shows em Dunas de Itaúnas-ES, Caraíva-BA, Trancoso-BA, Porto Seguro-BA, além de outros municípios desta região, levantando aplausos e conquistando a simpatia de todos por onde passa até hoje.

Sua formação atual é com Josias no acordeon e voz principal. Acima de tudo, com sua identidade bem nordestina e voltada para sua terra natal, que é Pernambuco, encara/divulga o forró como sendo o rítimo que mais o identifica, deixando-o em cima do palco como se estivesse em seu torrão de origem, além de enxergar o forró como um legítimo rítimo e não como um modismo.

Vale lembrar que a origem Zeferino prende-se ao fato do seu Avô ter sido cangaceiro do famoso Rei do Gangaço – LAMPIÃO, - para tanto, esta foi uma forma de lembrar e prestar uma merecida homenagem ao seu saudoso avô, que tanto era falado e lembrado pelo seu saudoso pai.

O Trio Zeferino, gravou seu primeiro CD em 1997, o segundo em 2000 e o terceiro em 2007, sendo este último com uma grande aceitação, principalmente em Dunas de Itaúnas-ES, onde vendeu mais de 300 cópias; dentre os excelentes trios de forró que existem no Brasil, o Trio Zeferino teve/têm como referência os trios Virgulino, Nordestino, Forrozão e Sabiá dentre outros que fazem da tristeza uma alegria através do forró.

Cícero Berto Diniz Um dos músicos renomados nas Minas Gerais, por seu talento ilibado e com seu triângulo bem ritmado ao estilo bem autêntico, onde esbanja simpatia e simplicidade, além de ser um dos vocalistas do trio, é conhecedor de um repertório bem recheado de músicas nordestinas, haja vista ser um paraibano que nunca fugiu de suas origens. Já há mais de 20 anos que faz parte do Trio Zeferino, porém, neste período já fez parte de alguns trios, tais como Trio Bodocó e vários freelancer com outros grupos musicais.

Daniel G. da Silva Pereira Um músico de vasta experiência musical; foi integrante do grupo de forró Pancada Nordestina, por um período de 05 anos aproximadamente, sem dúvida atualmente se destaca como Zabumbeiro e vocalista do Trio Zeferino, dado às suas origens paraibanas também, é possuidor de um repertório invejável no mundo do forró nas Minas Gerais e por onde passa demonstrando seu talento.